O presidente da Associação Brasileira dos Controladores do Tráfego Aéreo, Welington Rodrigues, um dos 14 afastados do monitoramento de aviões civis, rechaçou acusações de que a categoria é formada por “sabotadores”. Assegura que os controladores não têm como bandeira a questão salarial, mas a melhoria na qualidade do trabalho. Lamenta ainda que os controladores sejam enquadrados em crime de dolo no caso do acidente com o Boeing da Gol.
Welington também afirma que o clima de trabalho no Cindacta 1 “é doentio” e que o governo “está jogando fora todos procedimentos de segurança”, criando um risco de graves conseqüências, como ocorreu na França, em 1973, exatamente quando os controladores da defesa aérea assumiram o tráfego comercial. Para ele, com a intervenção do governo, o tráfego aéreo caiu nas mãos de pessoas despreparadas.
O pronunciamento de Welington foi aplaudido, de pé, em reunião da categoria. Intervindo também, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro, Jorge Botelho, reivindicou o direito dos controladores apresentarem sua defesa: “Não podemos nos calar sabendo que há irregularidades e problemas que colocam em risco a segurança dos vôos”, declarou Botelho, enfatizando que os controladores não têm direito de resposta quando são acusados de sabotagem, se forem militares são presos e sendo civis perseguidos.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…