Categorias: Notícias

Visão da crise aérea pela ótica dos controladores

O presidente da Associação Brasileira dos Controladores do Tráfego Aéreo, Welington Rodrigues, um dos 14 afastados do monitoramento de aviões civis, rechaçou acusações de que a categoria é formada por “sabotadores”. Assegura que os controladores não têm como bandeira a questão salarial, mas a melhoria na qualidade do trabalho. Lamenta ainda que os controladores sejam enquadrados em crime de dolo no caso do acidente com o Boeing da Gol.

Welington também afirma que o clima de trabalho no Cindacta 1 “é doentio” e que o governo “está jogando fora todos procedimentos de segurança”, criando um risco de graves conseqüências, como ocorreu na França, em 1973, exatamente quando os controladores da defesa aérea assumiram o tráfego comercial. Para ele, com a intervenção do governo, o tráfego aéreo caiu nas mãos de pessoas despreparadas.

O pronunciamento de Welington foi aplaudido, de pé, em reunião da categoria. Intervindo também, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro, Jorge Botelho, reivindicou o direito dos controladores apresentarem sua defesa: “Não podemos nos calar sabendo que há irregularidades e problemas que colocam em risco a segurança dos vôos”, declarou Botelho, enfatizando que os controladores não têm direito de resposta quando são acusados de sabotagem, se forem militares são presos e sendo civis perseguidos.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03