Categorias: Notícias

Vai que é tua, Sarney

O presidente da República vai tirar umas férias, que ninguém é de ferro. Dois meses só, como informou “O Globo”. Já que é o Banco Central quem governa mesmo, Lula está convencido de que ninguém vai sentir sua falta.

Até porque, no recesso que concedeu a si mesmo em agosto e setembro próximos, vai fazer o que sempre fez no governo: campanha política.

Chega dessa chatice de ficar explicando que comício não é comício, que palanque não é palanque. Lula sai do palácio para entrar na história. Nunca antes neste país um presidente largou o cargo para ir às ruas gritar palavra de ordem.

Como ele disse a Dilma e Serra, governar é fazer o óbvio. E o óbvio qualquer um faz: encher a máquina pública de companheiros, reclamar da imprensa burguesa, atender aos telefonemas do lobista José Dirceu, mandar bilhetinhos carinhosos a Hugo Chávez, dar tapinhas nas costas do aloprado radioativo do Irã, distribuir dinheiro de graça no curral do Bolsa Família, proteger Sarney da Justiça.

Essa tarefa, aliás, não será mais necessária. Com a saída de Lula para o spa eleitoral, o presidente do Brasil será o próprio José Sarney.

É um capítulo emocionante da história. Duas décadas depois de sair do Palácio do Planalto pela porta dos fundos após um governo ruinoso, o bigode maranhense, último mandatário da direita ditatorial, volta à presidência graças ao ex-operário amigo dos pobres. A união do Brasil arcaico está acima das ideologias.

O novo governo Sarney será mais forte que o anterior. O substituto de Lula aprendeu muito com o esquema Agaciel – principalmente que não precisa se constranger com tráfico de influência. É um sistema testado e aprovado, como mostra a censura irremovível a “O Estado de S. Paulo”.

Sarney é o homem certo para comandar a aprovação do novo Plano Nacional de Direitos Humanos – o AI-5 petista. Ninguém teria tanta autoridade para domesticar a imprensa burguesa.

De São Bernardo do Campo a São Luís do Maranhão, os afilhados do Brasil estão em festa. Vai ter boquinha para todo mundo. Viva a Novíssima República.

Guilherme Fiúza, jornalista e escritor.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03