A coluna de fumaça negra erguia-se espessa sobre os campos de Pajas Blanca, balneário na periferia de Montevidéu, denunciando um dos dezenas de incêndios diários que o Uruguai enfrenta em seu verão mais seco das últimas décadas. O presidente Tabaré Vázquez declarou nesta segunda-feira, dia 12, estado de emergência agropecuária, admitindo que a situação é mais grave do que seu governo vinha sustentando.
A reação ocorreu após diversos setores e governadores do país criticarem Montevidéu por omissão e ausência de um plano agressivo no combate à seca. Carlos Arrilaga, representante da Associação Nacional dos Produtores de Leite, avaliou que “o produtor não pode ter que bater de porta em porta em busca de dinheiro para alimentar suas vacas”. Sobre a proposta anterior, Arrilaga afirmou que “um plano de emergência de US$ 1 milhão é irrisório”.
Leia mais Aqui
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…