Categorias: Notícias

Universitários não são os mesmos

Sem-terras ocupam a Usina de Tucurui, universitários invadem a Reitoria da USP, a União Nacional dos Estudantes promove o Dia das Ocupações e o presidente da entidade diz cara-a-cara ao Presidente da República que comandará ocupações de reitorias pelo Brasil afora. Lula da Silva dá um sorriso néscio, cala-se e não toma providências contra a ameaça de desordem.
Não é só Lula e a indiferença desesperançada da esquerda petista que fomentam a negação do princípio de autoridade. O tucano que ocupa o cargo eletivo mais importante do País, o governador José Serra, do Estado de São Paulo, está dando o maior exemplo de inoperância, fraqueza e desamparo ao não fazer cumprir a decisão judicial de desocupação da Reitoria da USP.
A falta de coragem – para não dizer pusilanimidade – de Lula da Silva e Zé Serra, estimula a orgia tumultuosa dos desesperados e dos terroristas de direita. Foi assim que um pequeno grupo de punks paralisou praticamente o centro da maior cidade da América Latina, São Paulo, na quinta-feira última. Pouco mais de cem agentes provocadores saíram do calçadão do Museu de Arte Moderna e marcharam pela Avenida Paulista a pretexto de protestar contra a reunião do G8 – clube dos países desenvolvidos.
Por falta de formação e conseqüente habilidade da Polícia Militar para disciplinar uma manifestação, a passeata degenerou em quebra-quebra, com muitos feridos e presos. Bancos e lojas foram depredados e a população pacífica ficou à mercê de bombas de gás lacrimogêneo e cassetetadas dos PMs.
O que merece reflexão é que todas as desordens observadas representam a extensão do exemplo dado pelos sem-terras, universitários da USP e corruptos e corruptores que flanam na impunidade por causa de um sistema que se degenera lenta e gradualmente na falta de governos que se imponham para garantir a ordem pública. E para isso contribuem também o alheamento político da intelectualidade e a falta de patriotismo dos militares.
É inadmissível que não se cumpra a reintegração de posse determinada pela Justiça, e muito pior do que isso é a falta de energia da reitora, professora Suely Vilela que, aliás, fracassou por debilidade para enfrentar argumentos pífios levantados pelos estudantes, que sofrem a influência de frações extremistas e professores e funcionários orientados pelo PT-partido para enfraquecer o Governador Tucano.
A ilegalidade, no caso da USP, é flagrante, enquanto nas demais situações são camufladas. Isto, porque a invasão da Reitoria é um falso protesto baseado na denúncia vazia de quebra da autonomia universitária quando o governo paulista quer apenas saber onde e como são gastos os R$200 milhões repassados à USP; enquanto que a impunidade dos invasores de propriedades, depredadores de instituições públicas e assaltos ao Erário são igualmente contrários ao Direito.
Os políticos corruptos roubam o dinheiro público e falsos intérpretes dos movimentos sociais desmoralizam os fundamentos republicanos, compondo um sistema coordenado para abastardar a Democracia. São elementos deletérios minoritários, como se vê no caso da USP, onde 300 decidem por 5.200; e outras entidades corporativas são dirigidas por frações ínfimas pagas pelo dinheiro público.
Contra fantasmas que só assustam medrosos, faz-se necessário restaurar a ordem pública de qualquer maneira; com os governantes, se decidirem cumprir os deveres constitucionais ou sem eles, pela sociedade organizada e fortalecida com a unidade de propósitos.
Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS VENENOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para falar de venenos dou uma volta ao passado, ir a Natal, Rio Grande do Norte,…

13 de maio de 2024 11h39

DAS ATITUDES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Muitos anos estão acumulados desde que uma dessas reformas idiotas do ensino acabou com os cursos…

10 de maio de 2024 18h50

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30