Categorias: Notícias

Um enfoque diferente, o protagonismo da TAM

“A TAM foi com muita sede ao pote depois da quebra da Varig, impondo um verdadeiro pinga-pinga a suas aeronaves e a seus pilotos, reduzindo ao mínimo o tempo de manutenção e de permanência em solo entre uma escala e outra. Os passageiros sofrem overbooking. Pilotos e comissários, estresse. O governo deixou o setor aéreo se degradar assustadoramente, em especial depois da queda do Gol 1907 em 29 de setembro de 2006 -um marco macabro. Companhias, controladores, Infraero e Anac fazem o que bem entendem – e não se entendem entre si. Congonhas operava acima do limite. A pista foi devolvida sem as ranhuras”.

Eliane Cantanhêde, jornalista

OPINIÃO: Podem rolar ainda cachoeiras de estudos e debates sobre o problema da Varig, e será justíssima essa discussão. O texto de Eliane Cantanhêde enfoca apenas o aspecto capitalista empresarial da ocupação do espaço deixado pela empresa de Ruben Berta; e foi mais contundente quando criticou a falta de sincronização dos órgãos estatais do setor. Isto me levou a um texto de Mao Tse Tung analisando a divisão entre os mandarins (versão chinesa dos “senhores da guerra japoneses”), que permitiu a consolidação do poder pelo Kuomitang. No PT não é assim? Cada “tendência” puxa a brasa para sua sardinha… Como no governo de Lula seria diferente? MIRANDA SÁ

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00