Ainda sob o choque do devastador terremoto de sábado, o Chile descobriu ontem que a fúria das tsunamis provocadas pelo tremor arrasou a região litorânea perto do epicentro, 320 quilômetros ao sul de Santiago, conta o enviado especial Flávio Freire. As ondas gigantes, de até 10 metros, avançaram terra adentro, deixando um rastro de destruição e mortes. Ontem, o número oficial de mortes aumentou para 708, a maioria na região costeira. Somente na cidade portuária de Constitución, 350 pessoas morreram.
Bombeiros tentam resgatar entre 60 e 80 pessoas soterradas num prédio de 14 andares em Concepción. O terremoto fez o edifício de 80 apartamentos e recém-inaugurado se quebrar em dois e cair horizontalmente.
Alertas para tsunamis na costa do Pacífico levaram países a esvaziar regiões costeiras. No Havaí, a Defesa Civil pediu à população para se afastar das praias. Regiões dos EUA, como Califórnia e Alasca, estão em alerta. As costas asiática, australiana e da Nova Zelândia também podem ser afetadas.
Fortes chuvas, inundações e ventos de até 200km/h, desencadeados pela tempestade Xynthia, deixaram um rastro de destruição no fim de semana entre Portugal e Alemanha. A França foi o país mais atingido, com 45 das 55 mortes registradas.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…