Categorias: Notícias

Tragédia das chuvas

País desconhece áreas vulneráveis a chuvas fortes

O governo federal não dispõe de um mapeamento de locais vulneráveis a chuvas. A Defesa Civil de 14 dos 18 Estados consultados pela Folha não têm a localização completa das áreas de risco. A maioria dos órgãos estaduais afirma que a responsabilidade por esse monitoramento cabe aos municípios, mas 75% deles nem têm Defesa Civil.

Mais de 30% dos mortos eram menores

Um levantamento preliminar feito pelo Globo revela que cerca de 32% dos mais de 780 mortos de uma das maiores tragédias naturais do país, que devastou a Região Serrana, eram menores de idade. O mais novo deles tinha apenas cinco dias de vida e morreu soterrado em Friburgo. Nas três cidades mais atingidas, Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, as crianças com até 12 anos representam 21% do total das 601 vítimas que tiveram a idade documentada. Nesse universo, 8% eram de meninos e meninas com no máximo 5 anos. Mas a faixa etária mais atingida foi a de 18 a 64 anos (59%), justamente aqueles que integram a População Economicamente Ativa da serra.

Chuva mata em Santa Catarina

Com o temporal, estradas estão bloqueadas e há risco de desmoronamento de morros e encostas. Na foto ao lado, uma das comunidades mais atingidas em Joinville

Recife: Vidas sob risco

Nos morros de Camaragibe, Olinda e Jaboatão, quase 150 mil pessoas vivem à beira do perigo. São 3 mil pontos mapeados que atormentam moradores quando chove. País investe pouco em prevenção a tragédias.

Descaso mata 8 em cada 10 vítimas

Investimentos em prevenção poderiam ter evitado 106 das 126 mortes em Minas de 2005 ao início de 2010, revela estudo de especialista da Defesa Civil. Das 17 pessoas que perderam a vida no estado nesta temporada, apenas uma não teria sido salva.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03