Problemas técnicos nos monitores de controle de vôo de Brasília para São Paulo e Rio de Janeiro criaram situações de atraso e cancelamento de vôos. Como sempre, os controladores foram responsabilizados pela situação, mas segundo uma nota expedida pela Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo –Febracta, tudo é devido pelo “desgaste natural dos equipamentos [monitores] que estão em uso, além de sua vida útil”.
Chamados para conferir as alegações dos controladores, técnicos da Aeronáutica informaram não haver encontrado os defeitos nos monitores que permitem a visibilidade necessária para que sejam passadas instruções para as aeronaves. O equipamento, que têm vida útil média de 6 a 7 anos já estão em uso há pelo menos 10 anos, de acordo com os controladores.
A Febracta representa 11 entidades representativas dos controladores e sua nota, divulgada, na noite de ontem, negou que seus associados estejam fazendo uma “operação-padrão” no Cindacta-1. Segundo a nota da Federação, os controladores estão
“Visando tão somente prestar um serviço seguro e ordenado, pilares do desempenho da função dos controladores de tráfego aéreo, é que foram adotadas medidas restritivas ao tráfego aéreo, pois não podemos colocar em risco a vida dos passageiros”,
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