Categorias: Notícias

Tráfego aéreo está à meia luz

Problemas técnicos nos monitores de controle de vôo de Brasília para São Paulo e Rio de Janeiro criaram situações de atraso e cancelamento de vôos. Como sempre, os controladores foram responsabilizados pela situação, mas segundo uma nota expedida pela Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo –Febracta, tudo é devido pelo “desgaste natural dos equipamentos [monitores] que estão em uso, além de sua vida útil”.

Chamados para conferir as alegações dos controladores, técnicos da Aeronáutica informaram não haver encontrado os defeitos nos monitores que permitem a visibilidade necessária para que sejam passadas instruções para as aeronaves. O equipamento, que têm vida útil média de 6 a 7 anos já estão em uso há pelo menos 10 anos, de acordo com os controladores.

A Febracta representa 11 entidades representativas dos controladores e sua nota, divulgada, na noite de ontem, negou que seus associados estejam fazendo uma “operação-padrão” no Cindacta-1. Segundo a nota da Federação, os controladores estão
“Visando tão somente prestar um serviço seguro e ordenado, pilares do desempenho da função dos controladores de tráfego aéreo, é que foram adotadas medidas restritivas ao tráfego aéreo, pois não podemos colocar em risco a vida dos passageiros”,

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03