Categorias: Notícias

TOME NOTA:

1 – O parecer pelo voto secreto na Comissão de Ética do Senado antecipa o clima tenso no julgamento do caso de Renan Calheiros. Na Câmara, em casos similares, o voto é aberto. O autor do documento denunciara pressões dos aliados do presidente do Senado, mas ontem recuou. Os dois relatores da oposição ameaçam não apresentar o voto na reunião de hoje.

2 – O Conselho de Ética julgará o pedido de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros em meio a denúncias de que ele usou o cargo para tumultuar o processo. Para Jarbas Vasconcelos, a Casa virou uma “bagunça

3 – Parlamentares de vários partidos ameaçam se rebelar caso o presidente do Senado consiga impor o voto secreto no Conselho de Ética. A manobra é a única chance que Calheiros tem de escapar de um relatório recomendando sua cassação.

4 – Coroado por elogios de senadores da oposição e do governo, Carlos Alberto Direito teve sua indicação ao cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovada ontem pelo Senado. O parecer que defendeu a indicação ressaltou, entre outras coisas, a “notória religiosidade e a inquebrantável fé” de novo ministro.

5 – Ao colher quase todas as denúncias contra os 40 participantes do mensalão, o STF desferiu o primeiro golpe, que será sentido pela corrupção que ainda mantém abertas as veias do erário.

6 – O presidente Lula afirmou ontem que a decisão do STF de abrir processo sobre o mensalão não atinge seu governo. “Tentaram me atingir, e 61% do povo deu a resposta na eleição”, disse.

7 – Estudo do IBGE revela a brutal diferença de renda entre ricos e pobres, brancos e negros, homens e mulheres. Piores índices estão em Alagoas: elite gasta até 15,6 vezes mais do que classe menos favorecida.

8 – Um taxista trabalha nove dias para pagar a CPMF, o equivalente a um desembolso de R$ 241,65 ao ano. Um caminhoneiro, idem. Estudo divulgado ontem pelo IBPT mostra que, em média, o brasileiro trabalha sete dias do ano só para pagar o tributo – em 1997 eram três dias. Para profissionais da saúde e liberais, serralheiros, mecânicos e artistas, são seis dias ao ano (R$ 161,10).

9 – Depois de quatro anos e meio no comando da Polícia Federal, o delegado Paulo Lacerda assumirá a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, será o novo diretor da PF. A escolha de Lacerda, cujo trabalho tem sido elogiado por Lula, deverá diminuir o controle militar sobre a Abin e aumentar a cooperação com a PF.

10 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que as Forças Armadas não reagirão ao livro lançado pelo governo culpando-as por morte e tortura: “Não haverá indivíduo que possa reagir e, se houver, terá resposta”.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03