Categorias: Notícias

Texto de CARLOS CHAGAS

Terceiro mandato

Não tem limites o tamanho da goela do PT para abocanhar postos na administração federal direta e indireta. Apareceu alguma vaga no ministério ou na diretoria das estatais e os companheiros ocupam os primeiros lugares na fila. Também não ficam atrás quando se trata da liberação de verbas para emendas individuais ao orçamento. Só nas preliminares da prorrogação da CPMF, receberam mais de 21 milhões, acima dos demais partidos da base governista. Por enquanto, tendo em vista que faltam mais três votações, uma na Câmara e duas no Senado.

Dirão os cultores de a lógica ser assim mesmo, pois o PT, afinal, é o partido do governo e do presidente. Tudo bem, mas essa constatação dá calafrios. Por quê? Porque sabem todos os petistas que o partido não dispõe de um candidato capaz de vencer as eleições de 2010. Sendo assim, vão entregar o ouro ao bandido, perdendo os milhares de cargos que detém?

De jeito nenhum, e nem estarão dispostos a mendigar vagas junto a Ciro Gomes ou Aécio Neves, se um deles vier a ser apoiado por Lula e ganhar a eleição. Os calafrios? Ora, basta retificar o parágrafo acima. O PT tem um candidato em condições de ganhar. Quem? Ele mesmo, se lhe for dado disputar o terceiro mandato.

É aqui que a vaca vai para o brejo, ou melhor, que as instituições democráticas irão para o espaço. O PT inteiro não apenas apóia a permanência de Lula no poder. Trabalha por ela, por enquanto em surdina. Ou irão os companheiros perder a boca que os faz condôminos do Executivo federal, importando menos se preparados ou despreparados para o exercício das milhares de funções ocupadas? Carlos Chagas, jornalista

OPINIÃO: Está na cara, amigo Chagas. Só não vê quem não tem olhos de ver; só não ouve quem não tem ouvidos de ouvir. O golpe lulista-petista do terceiro mandato queima como fogo de monturo. Infelizmente as grandes lideranças nacionais que poderiam opor-se à pelegada arrivista já não fazem parte deste mundo. Os golpistas correm soltos na buraqueira porque não temos um guia popular como Leonel Brizola, nem um chefe militar como Ernesto Geisel, nem um condutor religioso como Dom Evaristo Arns, nem políticos carismáticos como Juscelino Kubistchek, Tancredo Neves e Ullisses Guimarães, nem intelectuais do porte de Afonso Arinos, Darcy Ribeiro, Golbery do Couto e Silva e Milton Santos. Só resta esperar que o Brasil do Futuro traga no ventre um patriota para conduzir na luta em defesa da democracia e da República. MIRANDA SÁ

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00