O Senado está em polvorosa com o surgimento de novas e esclarecedoras denúncias contra Renan Calheiros através de CD’s com gravações de conversas mantidas por Mônica Veloso e o lobista da Construtora Mendes Júnior, Cláudio Gontijo. Foi o advogado Pedro Calmon Filho quem entregou o material ao Conselho de Ética sob o argumento de que desejava esclarecer as acusações sofridas por Mônica de que teria feito chantagem para obter dinheiro. As conversas gravadas esclarecem o relacionamento de Mônica e Cláudio, provando que o lobista pagava a pensão alimentícia que Renan dizia não ter condições de fazer.
Por mais que a tropa de choque de Renan queira desqualificar as gravações, não pairam dúvidas que deverão influir grandemente no processo prejudicando a defesa porque derrubam o dossiê que vinha sendo usado contra Mônica e que o advogado Pedro Calmon Filho teria negociado com Gontijo os pagamentos da cliente. As gravações foram periciadas pelo técnico Aidano Faria, que comprovou a veracidade delas e se mostra decidido a ir ao Conselho de Ética para provar que os CD´s são autênticos.
Para esquentar ainda mais o assunto, Pedro Calmon Filho declarou à imprensa que encaminhará os CD´s à Procuradoria-Geral da República para que “sejam tomadas as devidas providências”, mas evitou dar detalhes sobre a degravação porque o processo em que está apensa corre em segredo de justiça. Adiantou, entretanto que com os CD’s fica esclarecido que o lobista Cláudio Gontijo fazia pagamentos que o senador alegava não poder fazer. “Ele (Gontijo) enganou o Conselho, mentiu, não deixou que houvesse um interrogatório formal”, sugerindo uma nova rodada de depoimentos para elucidar dúvidas.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…