Abrindo aspas para Míriam Leitão
“A rebelião da base aliada do governo Lula atirou no que viu e acertou no que não viu. Furiosa por não ser atendida em sua ânsia por cargos poderosos como os da diretoria da Petrobras, a base derrubou a MP que viabiliza a Secretaria de Estado de Longo Prazo.
A pergunta que nunca quis calar é: essa secretaria tem razão de ser?
O governo tem um Ministério do Planejamento exatamente para planejar o futuro, tem um Gabinete de Assuntos Institucionais no Palácio do Planalto que faz planejamento estratégico e trabalha com cenários.
Tinha também o Nucleo de Assuntos Estratégicos mas acabou sendo engolido pelo novo ministério. A Secretaria com poderes de ministério é redundante. Foi criado para dar o cargo ao professor Roberto Mangabeira Unger.
Até agora, Mangabeira nao tem nem sala de trabalho. O ministério não tem sede. Ele usa a sala do presidente do Ipea em Brasilia. Suas ações até agora foram permitir nomeação feita por políticos, pela primeira vez na história do Ipea. As nomeações que dependeram dele mesmo foram um desastre. O Ipea andou para trás.
Enfim, pode ter sido só de pirraça, mas até que o PMDB teve uma boa idéia desta vez.”
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…