Categorias: Notícias

Roriz usou grana do BRB para subornar juízes

Autorizada pela Justiça Federal, a PF flagrou em escuta telefônica o senador Joaquim Roriz combinando a partilha de R$ 2,2 milhões com o ex-presidente do Banco de Brasília, Tarcísio Franklin Moura. Defendendo-se, o Senador brasiliense usou a tribuna do Senado para um discurso patético tentando explicar e justificar o saque do cheque – que não era seu – do qual subtraiu R$ 300 mil emprestados para pagar uma bezerra nelore, e devolveu o restante ao empresário Nenê Constantino, seu amigo dono da Gol Linhas Aéreas. A retórica chorosa, fastidiosa e vazia não convenceu nem Deus nem Nossa Senhora, a quem apelou como testemunhas da sua lisura.

“Quem em sua vida nunca pediu um empréstimo a um amigo?”, recitou Roriz enfaticamente, apelando para um comprometimento coletivo: “Será que um senador não poderia pedir um empréstimo a um amigo de longa data?”. E, numa anáfora, tentou convencer os seus pares (e a audiência da TV-Senado): “Imaginem se pedir dinheiro emprestado é falta de decoro. Meu Deus! A que ponto chegamos?”

Esta declamação empolada que a ninguém persuadiu, estimulou a reportagem investigativa de uma revista elitista, que quer desestabilizar o PT-governo denunciando a corrupção. VEJA traz neste fim de semana um furo: a parte do dinheiro que não foi usada para transações pecuárias “teve destino explosivo”: serviu para subornar juízes do Tribunal Regional Eleitoral que livraram Roriz de cassação em 2006. Pelo jeito, vai ter muita gente importante ajoelhada, rezando na Catedral de Brasília…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21