Categorias: Notícias

RESENHA DA IMPRENSA_31.ag.07

-§- O ministro Ricardo Lewandowski foi obrigado ontem a pedir desculpas aos demais integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) por ter afirmado que, no julgamento da denúncia do mensalão, todos votaram “com a faca no pescoço”. A presidente do STF, Ellen Gracie, afirmou em nota que o tribunal “não tolera” pressões externas. Acusado de chefiar o mensalão, o ex-ministro José Dirceu colocou sob suspeita a decisão do STF de julgá-lo.

-§- Relatório pedindo a cassação do mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi apresentada ontem no Conselho de Ética da Casa por dois dos relatores do processo, Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS). Foi uma sessão tumultuada, em que o outro relator, Almeida Lima (PMDB-SE), aliado de Renan e o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), trocaram insultos e quase se agrediram. O principal estopim para a briga foi a discussão sobre a votação do relatório ser secreta ou aberta, o que acabou prevalecendo.

-§- O Partido dos Trabalhadores (PT) inicia hoje seu 3º congresso nacional em meio ao desafio de se livrar da denúncia do mensalão que abateu sete deputados e ex-dirigentes. Segundo o presidente, Ricardo Berzoini, o partido pretende repensar a estratégia para as eleições de 2008 e admite ser possível abrir mão da cabeça de chapa para a sucessão presidencial de 2010. “Não devemos ser arrogantes, temos de dialogar”.

-§- Crise na saúde exige cobrança da sociedade – Em seminário realizado ontem em São Paulo, o empresário Nelson Tanure, presidente do conselho da CBM, sugeriu que a sociedade brasileira cobre providências *** Apesar da crise na saúde e das restrições orçamentárias do governo, o Beneficência Portuguesa, maior hospital privado da América Latina, é o segundo do mundo em cardiologia. Perde só para o Cardiac Center, na China. Na instituição em que 60% dos atendimentos são pelo SUS, são feitas 12 mil cirurgias por ano, uma média 32 ao dia.

-§- Após quatro anos de fracassos sucessivos, o programa Primeiro Emprego, uma das principais bandeiras da campanha eleitoral de 2002, será sepultado oficialmente pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. O programa, que dá vantagens a empresas que ofereçam vagas a jovens de 16 a 24 anos, foi excluído do projeto do PPA (Plano Plurianual) 2008-2011, que irá hoje ao Congresso. Como o PPA orienta os Orçamentos a cada quadriênio, não haverá mais verba para o Primeiro Emprego a partir de 2008.

-§- O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, e os outros dois diretores da agência decidiram renunciar aos cargos até o final de setembro em decisão acertada com o governo, segundo a Folha apurou. O próximo a sair será Josef Barat, que deve deixar o cargo até 7 de setembro. Até lá o ministro Nelson Jobim (Defesa) irá indicar os substitutos de Denise Abreu e Jorge Velozo, os primeiros a renunciar.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00