Categorias: Notícias

Reportagem

Ninguém nasce Fernandinho Beira-Mar

Dos 22 alunos que estudaram com Fernandinho Beira-Mar de 1975 a 1978 na Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha, em Caxias, cursando o atual ensino fundamental, nenhum virou bandido. Entre eles há um suboficial da Aeronáutica, um PM e até professores universitários, revela Antônio Werneck em mais uma reportagem da série “O x da questão”, que há uma semana vem mostrando os desafios da educação em áreas de risco. A trajetória de vida dos colegas de Beira-Mar mostra que um ambiente de miséria e violência não é determinante para a opção pelo crime. O próprio Beira-Mar – hoje cumprindo mais de cem anos de prisão por tráfico e homicídios – era um aluno aplicado.

O GLOBO
Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03