Categorias: Notícias

Rembrandt

José acusado pela esposa de Potifar.

Rembrandt é uma das grandes personagens da história da arte, em especial européia, estando inserido no contexto Barroco. Antes dele, não houve quem fizesse coisas comuns da humanidade terem uma conotação tão profundamente séria e interessante. Por essa razão ele se destacou não apenas como um pintor tecnicamente brilhante, mas tb mostrou um novo tipo de percepção.

Muitos o consideram o maior de todos os pintores; se por parte de alguns outros a admiração não for tão imensa, ao menos reverenciado como um dos grandes, ele sempre foi e é. O q poucos sabem é q Rembrandt pintou quadros relacionados a textos bíblicos em quantidade superior à média encontrada na arte. Trabalhou dentro da tradição superficialmente limitada da arte protestante holandesa, tendo jamais deixado sua terra natal.

Muitos pintores retrataram textos bíblicos com maestria em pinturas, como Leonardo da Vinci e Michelângelo (dentro outros), mas foi Rembrandt quem tornou esse um hábito comum a sua obra, abordando partes distintas do texto bíblico.

Rembrandt Hermans van Rijn
era holandês e nasceu em 15 de julho de 1606, em Leiden; faleceu em 4 de outubro de 1669, em Amsterdam. Sua obra não se restringiu a retratação de textos bíblicos; compreendeu tb temas diversificados, retratos e auto-retratos. Esse último foi uma marca de Rembrandt, já q ele pintou muitos auto-retratos ao longo de sua vida, estimando-se mais de cem.

Ele pintou obras relacionadas a textos bíblicos clássicos (como fizeram outros pintores) abordando temas como “Davi e Golias”, “A crucificação de Cristo” e “O filho pródigo”, sempre com uma visão diferenciada. Mas pintou temas pouco abordados por outros pintores como “A prisão de José acusado pela esposa de Potifar”, “A festa de Belsazar” e “A tempestade no Mar da Galiléia”.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Rembrandt

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03