Categorias: Notícias

Quentes da semana

1 – Para evitar desgaste maior com o PMDB e garantir a aprovação da CPMF, o Planalto tenta conter os senadores petistas favoráveis ao afastamento de Renan Calheiros da Presidência do Senado. Difícil mesmo será barrar os outros três processos contra o senador alagoano.

2 – Apenas 41,7% dos jovens de 15 a 17 anos cursam o ensino médio, nível escolar adequado à idade. É o que mostra a Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE. O estudo revela também o aumento do poder feminino: nas famílias onde existe marido, 20,7% são chefiadas por mulheres.

3 – Reportagem da revista “Época” que chega às bancas neste fim de semana mostra que o caixa da campanha eleitoral de Ciro Gomes (PSB-CE), Victor Ponte, diretor de Administração do BNB, é investigado pela PF por renegociar irregularmente a dívida de uma empresa

4 – Ao participar de debate sobre “Tropa de elite”, no Globo, o comandante da PM, Ubiratan Ângelo, disse que a corrupção policial se dá em áreas que a sociedade tolera. Para ele, a PM é violenta porque a sociedade quer.

5 – Entre calar-se e confeccionar uma desculpa palatável para a fragorosa derrota do governo no Senado, o presidente Lula tentou passar aos jornalistas o “conto da ética petista”.

6 – O relatório final sobre as causas da colisão entre o Boeing da Gol e o jato Legacy apontará falhas humanas como fatores determinantes para o acidente que deixou 154 mortos, há um ano. Embora a investigação da Aeronáutica não fale em culpados, a conclusão é de que a somatória de erros de controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) e dos pilotos americanos do Legacy levou à colisão

7 – O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) resumiu ontem o motivo da insatisfação dos senadores do PMDB com o governo. Segundo ele, o grupo é formado por “franciscanos” que estão descontentes com os “cardeais” do partido e querem do governo apenas “um chinelo novo” para se sentirem “prestigiados” em seus Estados.

8 – O TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região determinou novas restrições para as operações no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, que incluem a limitação de 130 passageiros nas aeronaves em pousos e decolagens. As principais companhias aéreas do país utilizam modelos com capacidade superior a essa. O Airbus-A320 da TAM tem 174 assentos, por exemplo.

9 – O Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) concedeu refúgio ontem a dois atletas cubanos que desertaram durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro há quase dois meses: Rafael da Costa Capote, da equipe de handebol, e o ciclista Michel Fernandez Garcia terão quase todos os direitos de quem nasceu no Brasil, exceto votar e deixar o país sem avisar as autoridades.

10 – A comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara vai convocar o presidente do INCRA, Rolf Hackbart, para explicar o avanço de empresas e pessoas físicas estrangeiras na compra de terras brasileiras.

11 – Pesquisa do IBGE mostra que 29% dos lares brasileiros já são chefiados por mulheres. O número é 79% superior ao de 11 anos atrás. Com mais responsabilidades, as chefes de família preferem ter menos filhos. Em 37,5% dos lares comandados por homens, ambos os cônjuges trabalham.

12 – A Advocacia Geral da União (AGU) vai definir as normas jurídicas que deverão dar aos órgãos públicos poder de controle sobre as terras brasileiras vendidas a estrangeiros. Hoje, o governo não tem qualquer controle sobre quantas são e qual o tamanho da fração do Brasil que está nas mãos de estrangeiros.

13 – O STF deve confirmar a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral entregando aos suplentes dos partidos os mandatos dos deputados federais que trocaram de legenda e migraram para outras siglas. A decisão ameaça 24 parlamentares.

14 – Pesquisa aponta a Polícia Federal como a instituição em que os brasileiros, 75,5% dos entrevistados, mais depositam confiança no combate à corrupção. Na outra extremidade estão deputados e senadores: mais de 80% não confiam neles. Foram ouvidas 2.011 pessoas no país.

15 – Os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa bateram boca depois que o primeiro propôs nova votação de matéria em que o segundo era relator. “Isso é jeitinho. Temos que acabar com isso”, disse Barbosa. Mendes respondeu que o colega não podia “dar lição de moral

16 – Dizendo não estar criticando a PF, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, responsabilizou-a pela fuga do suíço Mike Niggli, que sumiu após prisão domiciliar dada por ele.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00