Categorias: Notícias

Poesia

Em Meu Ofício Ou Arte Taciturna

Em meu ofício ou arte taciturna
Exercido na noite silenciosa
Quando somente a lua se enfurece
E os amantes jazem no leito
Com todas as suas mágoas nos braços,
Trabalho junto à luz que canta
Não por glória ou por pão
Nem por pompa ou tráfico de encantos
Nos palcos de marfim
Mas pelo mínimo salário
De seu mais secreto coração.
Escrevo estas páginas de espuma

Não para o homem orgulhoso
Que se afasta da lua enfurecida
Nem para os mortos de alta estirpe
Com seus salmos e rouxinóis,
Mas para os amantes, seus braços
Que enlaçam as dores dos séculos,
Que não me pagam nem me elogiam
E ignoram meu ofício ou minha arte.

Dylan Thomas

O Poeta

Dylan Marlais Thomas nasce a 27 de Outubro de 1914, em Swansea, País de Gales. Apesar de ter colaborado ativamente na revista da sua escola, Dylan Thomas não foi um bom aluno, por ser demasiado preguiçoso nas disciplinas que não lhe interessavam. Acaba por abandonar a escola aos 16 anos, para ir trabalhar como jornalista no South Wales Evening Post.

Muda-se para Londres em 1936, cidade onde vive cerca de dez anos. Em 1937, casa com a irlandesa Caitlin Macnamara, de quem tem três filhos. Após a publicação do seu primeiro livro, 18 Poems, em 1934, Dylan Thomas torna-se conhecido no círculo literário. Contudo, não tem uma vida fácil, pois os seus recursos são poucos e tem uma família para sustentar. Tenta, assim, ganhar dinheiro vendendo argumentos e guiões de filmes, mas nem a BBC paga o suficiente para o sustento da família Thomas.

Endividado junto de amigos ricos, Dylan Thomas entrega-se à bebida. Em 1949, com a ajuda do historiador A.J.P. Taylor, Thomas compra uma casa em Laugharne, País de Gales, para onde se muda com a família. No ano seguinte, começam as suas viagens aos Estados Unidos da América que acabam por agravar o alcoolismo do poeta.

Dylan Thomas vem a morrer numa das suas idas a Nova Iorque, no dia 9 de Novembro de 1953, com uma cirrose. O seu legado, em poesia e em prosa, é inestimável.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DAS ATITUDES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Muitos anos estão acumulados desde que uma dessas reformas idiotas do ensino acabou com os cursos…

10 de maio de 2024 18h50

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01