Categorias: Notícias

Nair de Tefé


Caricatura de JK

A Artista

Nair de Tefé, nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro em 1886, a primeira caricaturista brasileira; era filha do Barão de Teffé e mais tarde casou-se com o marechal Hermes da Fonseca, presidente da República. Estudou em Paris e Nice e desde muito nova sentiu grande atração pela caricatura. Publicou seu primeiro trabalho em 1909, na revista Fon-Fon, sob o pseudônimo de Rian.

Era a caricatura de uma atriz da época e a partir daí passou a trabalhar primeiramente figuras femininas da sociedade carioca. Logo após os homens também tiveram suas caricaturas, publicadas na Gazeta de Notícias. Seu traço era ágil e sabia captar o caráter das pessoas.

Sua carreira artística durou até 1913, quando então casou-se com o Presidente da República. Também era pintora, cantora e pianista. Suas telas representavam figuras belas. Aos 73 anos, voltou a fazer caricaturas. Morreu no Rio de Janeiro com 95 anos.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26

O ESPIRITUALISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Há quem insista em tagarelar nos nossos ouvidos conceitos sobre a vida e a morte; lembram-me…

2 de abril de 2024 19h06