“Foi lançado no final da semana passada o Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, liderado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo e com a participação de diversas entidades e lideranças da sociedade civil e chamado de “Cansei”. Foi inicialmente motivado pela indignação em relação ao acidente aéreo em Congonhas e tomou forma de um protesto contra alguns aspectos do caos atual: balas perdidas, impostos, empresários corruptores. O movimento, segundo seus organizadores, é “em prol da cidadania” e sem “cunho político”. Um movimento “em prol da cidadania” pode ser até apartidário, mas é sempre um movimento político. A começar pelos aspectos que escolhe. Não se diz, por exemplo, “cansei de ver cidadãs e cidadãos morrendo de fome nas ruas do meu país”. Indignação é um sentimento fundamental para tornar viva a crítica a todo tipo de injustiça”.
Marcos Nobre, articulista da Folha
OPINIÃO: A minha ótica do “Cansei” coincide com a do Marcos Nobre. Ele, humanista, cobra da pauta do movimento a presença dos brasileiros situados abaixo da linha da pobreza, “as cidadãs e cidadãos morrendo de fome nas ruas do meu país”; eu, com meus apaixonados 60 anos de jornalismo, pedi em artigo publicado ontem n’O Jornal de Hoje, a defesa da liberdade de expressão, a começar da luta no Congresso para derrotar a Medida Provisória de Lula da Silva que visa implantar a censura prévia nos programas de rádio e tevê. MIRANDA SÁ
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…