Uma pesquisa inédita patrocinada pela Fapesp e coordenada pelo cientista político José Alvaro Moisés, da USP, concluiu que dos 2.004 entrevistados no país 76% não confiam no Congresso. A pesquisa é do ano passado, mas muito esclarecedora nesses dias de crise no Parlamento. É interessante observar que à época em que foi feita a amostragem as personalidades públicas não foram questionadas; os partidos sim, dos quais 81% das pessoas desconfiam, embora defensoras do regime democrático, que recebeu em 68,1% de aprovação. Acontece, porém, que ao mesmo tempo em que a maioria prefere a democracia, uma parte considerável também desconfia do Executivo e do Judiciário, que capitalizam desconfianças a cada crise que envolve parlamentares, juízes ou políticos.
As entrevistas apresentam um paradoxo: registram que 31,5% dos entrevistados acreditam que a democracia pode funcionar sem partidos e 28,7% acham que pode funcionar sem o Congresso. Además, 51,8% aceitam a tese de que, quando há uma situação difícil no Brasil, não importa que o governo passe por cima das leis, do Congresso, enfim, das instituições republicanas, para resolver os problemas do país.
Testando o grau de desconfiança entre as pessoas, a pesquisa aponta que excetuados parentes próximos, as pessoas têm pouca confiança nas outras, sejam colegas de trabalho ou vizinhos. Simploriamente, as três instituições em que mais se confia no Brasil são os bombeiros (86,1%), a Igreja (75,3%) e o Exército (61,4%).
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…