Categorias: Notícias

PELOS JORNAIS_1º.out.07

Fraude ameaça exame da OAB

– Ontem foi dia de exame no Rio para a Ordem dos Advogados do Brasil. Os alunos do Centro de Estudo Jurídicos Iuris foram instruídos pelo professor João Romero Guimarães, defensor da 8ª Vara de Família da Comarca da Capital, a encadernarem uma cola no meio da apostila que é permitida pela OAB para consulta. O livro-cola era elaborado e vendido numa copiadora indicada pelo professor, onde a reportagem do JB adquiriu um exemplar. O presidente da Comissão de Exame da entidade, Marcello Oliveira, ameaça com uma medida criminal contra Romero. (Jornal do Brasil)

Aluno acaba 2º grau, mas sabe como o da 8ª série

– Em SP, 43% têm habilidades de leitura e escrita esperadas para três anos antes. (Folha de São Paulo)

Mais de 60 vôos são desviados de Congonhas a partir de hoje

– Fim de escalas e conexões também afetará aeroportos de outras cidades. (O Estado de São Paulo)

MEC corta verba de ONGs por fraude em alfabetização

– O Ministério da Educação cortou todos os repasses para ONGs envolvidas no programa Alfabetização Solidárias após descobrir fraude em convênios. Os recursos federais estão sendo direcionados apenas para prefeituras e governos estaduais. A participação das ONGs no programa, que chegou a ser de 55% em 2003, havia caído para 29% no ano passado. Se fosse mantido o percentual do Orçamento de 2006, este ano as ONGs levariam cerca de R$ 91 milhões. O MEC continua oferecendo recursos do crédito educativo e vagas do ProUni em 6 das 37 faculdades de direito reprovadas em sua avaliação. (O Globo)

Indústrias combinam emprego e produtividade

– Setor deve registrar neste ano eficiência 4% maior, o que supera recente média anual de 3%. (Gazeta Mercantil)

Trabalho no lugar da escola

Reportagem sobre a evasão escolar em cidades com alto índice de dependência do Bolsa Família, a saga de estudantes pobres como o piauiense João Batista, 17 anos, que são obrigados a abandonar os estudos e os sonhos cedo demais para trabalhar como pedreiros. (Correio Braziliense)

Dilma ameaça cassar concessões de ferrovia

– O governo federal interveio em duas grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento: a ferrovia Transnordestina e a Ferronorte Rondonópolis. Ambas estão praticamente paradas, correndo-se o risco de que seus cronogramas não sejam cumpridos. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em conversa com o empresário Benjamin Steinbruch, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que tem a concessão da Transnordestina, deixou claro que ele pode perder a concessão se não tocar a obra de forma a finalizá-la até 2010. Só agora Steinbruch providencia o projeto executivo da ferrovia e informou ao governo que pretende apresentá-lo até fevereiro. (Valor Econômico)

Lula usa liberação de verba para fazer base aliada crescer

– Estratégia governista garantiu adesão de 55 deputados, desde a posse do presidente. (Jornal do Commercio – PE)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00