Categorias: Notícias

Pac Pac Pac Pac…

Miranda Sá (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

O poeta Vinicius de Moraes, com rica inspiração, escreveu a letra d’ O Relógio: “Passa tempo, tic-tac/ Tic-tac, passa, hora/ Chega logo, tic-tac/ Tic-tac, e vai-te embora”; e eu, com atrevimento, fiz uma paródia do verso, pela onomatopéia “pac-pac”, reportando-me à propaganda ilusória das obras de Dilma.

Registro a minha composição d’ A Mentira: “Passa o tempo, pac-pac/ Pac-pac que demora/ Que vergonha, pac-pac/ Pac-pac, vai-te embora”.

Influenciou-me as fraudes que se repetem num pac-pac que perturba os realistas e entonteiam os desavisados, na lavagem cerebral da marquetagem lulo-petista. Começam pela projeção do PIB para 2015, como sempre maquiada pelo ministro Mantega. Os retoques do Orçamento mascaram o abatimento de 0,5% do PIB (até R$ 28,7 bilhões) para investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC.

Isto prevê mais uma jóia falsa na coroa de Dilma: O PAC3, anunciado por ela como início da sua campanha re-eleitoral. Os brasileiros bem informados sabem que os PACs anteriores ainda não foram concluídos ou nem ao menos saíram do papel, apesar das vultosas verbas para eles destinadas.

Num País sério, o lançamento do PAC3 seria motivo de cadeia; no mínimo de um impeachment. Não é apenas mais uma promessa da vasta coletânea de promessas da dupla Lula-Dilma, mas trata-se de um escárnio para a opinião pública.

Uma manada de iludidos, de fanáticos, de aproveitadores e mercenários acreditam ou fingem acreditar nessas astúcias do PT-governo, usando todos os artifícios para manter o poder seguindo a ideologia dos pelegos “os fins justificam os meios”. Mas, por outro lado, confio que a inteligência brasileira não se deixa enganar, até porque a forma de projetar o PAC3 é ridícula.

Entrevistada por um jornalista chapa-branca que lhe perguntou quando seria lançado o novo programa, Dilma disse: “Lá por agosto, eu acredito”. Será às vésperas da eleição, para engrossar a impostura. Empurra com a barriga, porque no PT-governo de concreto só apresenta incompetência e roubalheira.

Nesse planejamento de natureza marqueteira cria-se sempre uma construção virtual para escorar as mentiras de Lula, que apresenta Dilma como uma “gerentona” que trabalha, constrói e fiscaliza as suas obras. Monumental chicana!

Na realidade, quem tem os pés no chão, olhos de ver e ouvidos de ouvir, sabe que há restos do PAC1, de 2007; são obras inacabadas, como a transposição do Rio São Francisco e a Ferrovia de Integração Leste-Oeste.

No PAC2, projetos enganosos se arrastam como a Hidrelétrica de Belo Monte, a Usina Nuclear de Angra 3, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, a Refinaria Abreu e Lima e a Ferrovia Nova Transnordestina.

Falando em aeroportos – semana passada Dilma disse que não há problemas nos aeroportos – o site Contas Abertas registra que das 106 obras aeroviárias que constavam do PAC2, 32% ainda estão em estágios primários.

Ainda no PAC2 somente só foram terminadas 30% das obras em rodovias previstas; e do decantado projeto social, a previsão das 5.257 creches e pré-escolas ficou na construção de 4,2% delas!

O tapa-buraco das justificativas se enche de quilos de vaselina. Diz-se que cronogramas atrasaram (sem dizer por que), entraves criados por questões ambientais e burocracia do Ministério Público e Tribunais de Contas… Gigantesco engana-trouxa.

Quando, porém, se trata de dinheiro público, vigora um arrumadinho para as licitações; o regime diferenciado facilita (em duplo sentido) tudo o que consultorias e empreiteiras pedem. A transposição das verbas já ultrapassou o montante destinado aos PACs 1 e 2.

… E se vão 12 anos na estrada da falsidade ideológica do lulo-petismo com os tamancos da corrupção sonorizam o avanço ao Erário. Pac pac pac pac…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00