Categorias: Notícias

Os Calheiros queimam arquivo com chifres de boi

O jornalista Luiz Francisco, da sucursal da Folha de São Paulo nas Alagoas, revelou que os Calheiros estão deslocando gado – muito gado – emprestados de amigos, para a fazenda de Renan através da fazenda de Olavo porque as chuvas que atingem Murici impedem a passagem das carretas para a de Renan. As terras de Olavo são vizinhas e têm ligação com a do irmão, para onde os bois estão sendo levados. Inicialmente as transportadoras ficaram atoladas, chamando atenção dos moradores da municipalidade. Anteontem (terça-feira, 26/jun), o radialista Tarcísio Rigueira, conhecido como “Bocão”, disse em uma rádio pernambucana que um empresário lhe contou que emprestou 500 cabeças de gado para Renan Calheiros. Com o empréstimo, segundo o radialista, o presidente do Senado comprovaria os 1.742 animais que declarou possuir no ano passado.

Na correspondência para o jornal, Luiz Francisco reproduz depoimentos colhidos em Murici, terra natal dos Calheiros. São vários comentários. Os moradores falam que viram quatro ou cinco carretas transportando bois para a fazenda de Renan e do seu irmão Olavo. “As carretas tinham dois andares e estavam cheias de bois. Era tanto boi que o movimento me chamou a atenção e comentei com o meu pai”, disse Simone Gomes da Silva, que trabalha num bar à beira da estrada. O servidor público Antonio Barros também se admirou: “Eu também vi as carretas transportando os bois. Só não sei se eles foram levados para as fazendas dos Calheiros, mas aqui (em Murici) ninguém tem bala na agulha para comprar de uma só vez pelo menos 200 cabeças”, falou.

Processado por falta de decoro no Conselho de Ética, acusado de ter suas despesas pagas por um lobista, Renan apresentou documentos para provar que obtinha lucros com o comércio de gado nas Alagoas, faturando nos últimos quatro anos R$ 1,9 milhão. Os documentos foram periciados e, além de problemas de autenticidade a Polícia Federal encontrou suspeitas nas transações pecuárias do Senador. A opinião pública espera que as manobras para reaver a maioria no Conselho de Ética e o apoio de Lula da Silva, não impeçam o aprofundamento das investigações, inclusive esta, a de fraudar o número de cabeças de gado posto em dúvida pela PF. Ninguém pode queimar arquivo com chifres de boi…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21