Categorias: Comentário

OPINIÃO

Paralelismo Extremista

Relembrando o último comentário sobre os extremismos que polarizam no Brasil, e dos aperreios juvenis com o estudo da Matemática, volto a trazer as duas coisas analisando o paralelismo existente entre o bolsonarismo e o lulismo.

Vale para o que aprendi no colégio ouvido de um professor de História sobre a antiga Grécia; ele nos contou que no tempo de Euclides havia uma escola filosófica que expôs no seu frontispício a frase: “Quem não souber Geometria não entre por esta porta”.

Talvez seja em função do conhecimento geométrico que os gregos ouviram Eratóstenes ensinar que a Terra é redonda e que a sua circunferência media 40.000 km; coisa que desconhecida mais de um milênio e meio depois pelos “doutores da Igreja” na Idade Média.

É indigesto que ainda hoje se ouça quem diga que a Terra é plana, engrossando a estupidez da auto assumida “Direita”; e que os pelegos que se dizem esquerdistas digam que é redonda de olho nas moedas pelas quais têm desmesurado amor…

Estas expressões são reconhecidas amplamente, levando-nos a crer que mais cedo ou mais tarde o povo brasileiro despertará deste pesadelo que se nos coloca frente à opção de escolher entre Bolsonaro e Lula, cuja vocação antidemocrática deveria por si só os banir da vida pública.

Está nos cadernos de Matemática…. E em suas páginas recordamos que o grande Pitágoras (cujo teorema ainda sei de cor) foi ao Egito estudar com os sacerdotes de Mênfis, admirando-se pela gigantesca construção de enormes e pesados blocos de granito.

– “Como puderam levantar esta massa de pedra”, perguntou. E teve como resposta dos adoradores de Amon que – “A força coesa tudo pode, se o espírito a dirige”.

É por uma força coesa, amparada pelo espírito patriótico e democrático dos brasileiros que pode derrotar a macabra alternativa de manter o poder entre os extremistas que se aproveitam do fanatismo e da ignorância para conquistarem o poder digladiando-se.

Sabemos que a adesão à uma terceira posição é de difícil escolha entre o lixo e os sargaços do mar de fraudes e demagogia, enfrentando as ondas de golpismo e corrupção; mas não é impossível.

Com a coesão e o espírito patriótico poderemos salvar o Brasil, levando-o ao patamar de desenvolvimento econômico, liberdade e justiça social.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00