Categorias: Notícias

OPINIÃO

A “REFORMA DOS PODEROSOS”

Segundo o Ipea – considerado entre os órgãos de maior seriedade no País –, teremos uma alíquota de 28% do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), proposto pela reforma tributária aprovada na Câmara Federal, um tributo que será talvez o maior do mundo.

Pessoas e lobbies interessados em se beneficiar com a Reforma do Governo Lula-Centrão e os conhecidos chaleiras chapas brancas, rebatem esta demonstração com pífios argumentos; está, entretanto, no novo imposto a foto em lente de grande angular da emenda constitucional promovida pelo Ministério da Fazenda acumpliciado com os deputados picaretas e afins.

Como já comentamos, não bastasse a criação de um Conselho Federativo fajuto, de bezerros de presépio, os dez anos de barrigadas para justificar o suspeito fundo de compensação de incentivos, sem limitação clara de aportes da União, e as exceções que beneficiam grupos embutidas na PEC.

Os 10 anos de transição mal ajambrada do Imposto sobre Bens e Serviços atenderá aos banqueiros e beneficiará as empresas voltadas para o mercado externo sem sofrer aumento da carga tributária nas exportações. A cobrança de impostos pelo Simples Nacional continuará do mesmo jeito.

E nós, o povo, como ficamos? Sob a pesada carga da propaganda governamental e o compadrio com a mídia amestrada, esmagado. Assim, esperamos que o Senado Federal propicie uma mudança radical no texto que recebeu. Ficará na mão dos senadores a chance de obtermos uma reforma que atenda realmente a nacionalidade e não a “caixinha” dos corruptos nos paraísos fiscais….

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00