Categorias: Notícias

O violento fim de um ditador

Imagens da captura de Kadafi aumentam suspeitas de execução

A violenta morte de Muamar Kadafi, após ser capturado num duto pluvial por rebeldes e ferido, durante a fuga de Sirta, encerrou uma era de 42 anos na Líbia, comandada com mão de ferro pelo déspota mais longevo do mundo. Imagens do ditador vivo e sangrando, sendo levado por rebeldes, correram o mundo e alimentam especulações sobre sua execução, negada pelo Conselho Nacional de Transição. O filho Mutassim também foi morto e Saif al-Islam, seu herdeiro político, teria sido capturado. Aos 69 anos, Kadafi, que se intitulava “o rei dos reis da África”, morreu sem julgamento na mais sangrenta das revoltas da Primavera Árabe. Ele teria implorado aos rebeldes, a quem chamava de ratos, para que não atirassem. “Esperamos muito por este momento. É a hora do começo de uma nova Líbia”, anunciou o premier do CNT, Mahmoud Jibril. O presidente dos EUA, Barack Obama, festejou o fim de Kadafi, que, segundo ele, serve de alerta para os regimes autoritários. Já a presidente Dilma disse que a morte de qualquer líder não deve ser comemorada. (O Globo)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03