Categorias: Notícias

Noticiário de interesse geral (17.jan.13)

Com alta no combustível, frete sobe 2,5% e pressiona inflação

Na avaliação de economistas, as empresas de transportes deverão repassar aos consumidores 100% do custo dos reajustes da gasolina e do óleo diesel. E haverá impacto não só no setor logístico, mas em todas as atividades de bens e serviços.

Governo tenta impedir o “contágio” da inflação

O governo age para desconcentrar os aumentos de preços que tradicionalmente ocorrem no início do ano, como os das tarifas de ônibus, para evitar que a alta dos índices em janeiro e fevereiro contaminem as expectativas de inflação para o resto do ano. Mantega procurou prefeitos e governadores para pedir o adiamento dos reajustes nas tarifas de transportes. Há também no governo a expectativa de que esses aumentos sejam mais moderados, já que o setor de transporte urbano foi um dos beneficiados pela desoneração na folha de pagamento e pode repassar os ganhos aos usuários.

Carnaval do Rio deve ter menos turistas europeus

A crise econômica na Europa está mudando o perfil do turista no Rio de Janeiro e deve reduzir o número de visitantes europeus na cidade durante o Carnaval. A mudança de perfil, segundo especialistas, vai contribuir para a redução da taxa de ocupação nos hotéis da cidade. Os europeus poderão ser substituídos por turistas brasileiros, que – em maior número do que os estrangeiros – buscam acomodações alternativas, como apartamentos alugados e albergues.

Corrida para suceder a Roberto Gurgel na PGR
A seis meses do fim do mandato do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a sucessão ao cargo mais importante do Ministério Público movimenta a carreira. Quatro pré-candidatos despontam para integrar a lista tríplice que será encaminhada à presidente Dilma Rousseff. Em maio, a Associação Nacional dos Procuradores da República abre consulta aos mais de mil procuradores que podem votar.

Suplemento proibido é vendido por traficantes

O comércio ilegal de emagrecedores, estimulantes e anabolizantes em Brasília vai além da internet, do contrabando e de lojas que se aproveitam da precária fiscalização da Vigilância Sanitária. Nas ações contra os barões do tráfico no DF, agentes das polícias Federal e Civil descobriram que eles também atuam nesse mercado. Nos últimos dois anos, com 27 traficantes flagrados vendendo drogas como maconha e cocaína, foram apreendidos ainda compostos proibidos pela Anvisa por representarem risco à saúde dos consumidores.

Elétricas com novo contrato ganham ajuda

As empresas do setor elétrico que aceitaram prorrogar antecipadamente as concessões não terão mais de arcar com os custos da compra de energia no mercado livre em determinadas circunstâncias. No período em que as hidrelétricas produzem menos que o volume vendido em contrato, elas compram energia no mercado livre para honrar seus compromissos. A diferença de preços será repassada às contas de luz. Ou seja, o chamado risco hidrológico será repassado ao consumidor.

Governo estuda mais 3 trens-bala

O primeiro trem-bala verde-amarelo nem saiu do papel e o governo já prepara a contratação de estudos de viabilidade para três outras ligações ferroviárias de alta velocidade: São Paulo-Curitiba, São Paulo-Belo Horizonte e São Paulo-Triângulo Mineiro. A intenção do presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo, é conduzir simultaneamente os estudos de viabilidade técnica e econômica dos novos trechos.

Novas eólicas sem linhas de transmissão

O problema dos parques eólicos que entram em operação sem linhas de transmissão para fornecer energia ao sistema deve aumentar neste ano. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Eólica, 50 projetos estão previstos para entrar em operação ao longo do ano, mas os sistemas de transmissão estão atrasados entre 6 e 17 meses. Os 1,4 mil MW relativos a esses projetos, cuja transmissão está comprometida, correspondem a 15% dos 9 mil MW de capacidade instalada prevista para entrar em operação neste ano, segundo a Empresa de Pesquisa Energética.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00