Categorias: Notícias

Nossos leitores


É com prazer que trazemos um lúcido comentário do professor Belchior Vasconcelos para apreciação dos nossos leitores. Belchior depõe sobre a realidade brasileira com espírito crítico e destemor, conforme veremos:

A Reforma Política de Macunaíma

Os últimos acontecimentos na conjuntura política não contribuem para a auto-estima da Nacão. As denúcias de corrupção e o cinismo da classe dirigente minam o Estado democrático. Como Godot continuamos a esperar, não sabemos o quê: a esperança é a última que morre, esperemos que não seja antes da gente.

A sorte está lançada, aposta-se na reforma política como bâlsamo para todas as mazelas que vivenciam a nossa gente. A classe dirigente, não digo elite, pois elite significa o melhor, e os nossos dirigentes, quando muito, são os mais sabidos, espertos, enxergam apenas o seus próprios umbigos, estão longe de ser melhores, tudo é relativo, a verdade é a correlação de forças, o objetivo é se manter no poder.

O Brasil é expert em legislação, as melhores do mundo são elaboradas por nós, como também os meandros para desrespeitá-las, por isso, acredito que precisamos de uma única reforma, é a do caráter dos políticos em sua grande maioria. Lei não nos falta é preciso ser cumprida, a impunidade está deteriorando a sociedade brasileira, estamos vivendo num estado de abulia.

Mas diante desse quadro o que fazer? Lênin diz: “Não há problema que se apresente à Humanidade que o homem não resolva”. Afinal, viver é lutar, e a vida é luta renhida que só aos fracos abate, como diz Gonçalves Dias na Canção do Exílio. “Navegar é preciso”.

As propostas apresentadas para a reforma política serão de pouca serventia, na prática elas já existem. O financiamento público de campanha quem banca é o contribuinte, os doadores apenas adiantam, recebendo abatimento no imposto de renda, o que mais tarde será retribuido com obras públicas. As listas fechadas são praticadas há muito tempo. Quem desconhce os chamados chapões, perpetuando reeleições dos que detêm a burocracia partidária?

A reforma que estamos a precisar é a do caráter dos nossos políticos. Não me venham dizer que são corruptos porque o sistema favorece, o sistema não tem nada com sua índole deletéria, nem tão pouco vamos atribuir a culpa ao eleitor. È preciso dar alguns passos, afinal, a História se constrói em cima de suas contradições. Mas que o Brasil dói,dói.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03