Categorias: Notícias

No fundo, o fundo

Os 0,5% do PIB já estão sendo economizados

Um economista que acompanha as contas fiscais não é de agora chamou a atenção para um fato. Atualmente, o superávit primário está em 4,3% do PIB, pois o governo tem poupado mais que os 3,8% estipulados. Pois bem. Se a idéia de Mantega é economizar 0,5% do PIB a mais – além dos 3,8% – temos, justamente, 4,3%, ou seja, seria um “fundo de vento”.

Não seria necessário nenhum esforço adicional. E pior: caso seja aprovada essa mudança, o que pode ocorrer é esse dinheiro não ser usado para amortizar a dívida, mas, sim, ao que bem convier num determinado momento.

Abre-se uma brecha que não existia e, na visão dele, na melhor das hipóteses (a de que o dinheiro será guardado para pagar dívidas mais a frente), o fundo soberano, no modelo estranho em que está hoje, é apenas inócuo.

Fonte: Míriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00