Os 0,5% do PIB já estão sendo economizados
Um economista que acompanha as contas fiscais não é de agora chamou a atenção para um fato. Atualmente, o superávit primário está em 4,3% do PIB, pois o governo tem poupado mais que os 3,8% estipulados. Pois bem. Se a idéia de Mantega é economizar 0,5% do PIB a mais – além dos 3,8% – temos, justamente, 4,3%, ou seja, seria um “fundo de vento”.
Não seria necessário nenhum esforço adicional. E pior: caso seja aprovada essa mudança, o que pode ocorrer é esse dinheiro não ser usado para amortizar a dívida, mas, sim, ao que bem convier num determinado momento.
Abre-se uma brecha que não existia e, na visão dele, na melhor das hipóteses (a de que o dinheiro será guardado para pagar dívidas mais a frente), o fundo soberano, no modelo estranho em que está hoje, é apenas inócuo.
Fonte: Míriam Leitão
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…