Categorias: Notícias

Miriam Leitão comenta…

Próximos governos pagarão a conta

O governo mandou ontem para o Congresso o Orçamento Geral da União para 2009. Mais uma vez haverá aumento de gastos.

As despesas obrigatórias vão crescer 13,1%, chegando a R$ 455,9 bilhões. Um aumento justamente nas despesas que não podem ser reduzidas no futuro.

Enquanto o Brasil estiver crescendo forte, como vem acontecendo nos últimos anos, continuaremos tendo superávit, e esse aumento de gastos ficará maquiado. O problema é que quando houver queda no crescimento, esse aumento de despesa não poderão ser reduzido.

Aí teremos problemas, e os próximos governos é que vão pagar a conta.

A pressão fiscal está aumentando principalmente com a contratação de pessoas. Para se ter uma idéia, o pagamento de servidores ativos e inativos crescerá R$ 22 bilhões, o que significa um aumento nominal de 16,5%. Serão 64,5 mil novos funcionários para Executivo, Legislativo e Judiciário.

O superávit de agora está acontecendo agora somente porque os contribuintes estão mandando mais dinheiro para o Governo Federal por meio de impostos. Da parte do governo, não houve nenhum esforço para conter despesas.

Parte-se do princípio de que vamos crescer muito a vida toda e isso não é verdade. E agora ainda temos a descoberta do pré-sal, que virou motivo de delírio para se achar que haverá dinheiro para tudo.

O governo precisa controlar os gastos. Se a despesa obrigatória sobe 13% de um ano para o outro, a solução para isso, com certeza, será aumentar impostos. A volta da CPMF não está em votação no Congresso à toa.

Fonte: Míriam Leitão

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03