Vendas de casa novas nos EUA despencaram em 2007
Saiu agora à tarde o que pode ser a primeira má notícia da semana sobre a economia americana. As vendas de casa novas despencaram 26% em 2007. Esta é a pior queda de 1963, desde que o governo americano passou a monitorar as vendas, e é reflexo da crise das hipotecas subprime. As vendas anualizadas recuaram de 1.05 milhão em 2006 para 774 mil em 2007. De novembro para dezembro, a queda foi de 634 mil casa para 604 mil. Este é o segundo ano consecutivo de queda. O preço dos imóveis também recuou cerca de 10% dezembro de 2006 para o mesmo mês de 2007.
O que tem a ver a venda de casas com a nossa vida aqui no Brasil? É simples: foi a venda de casas nos Estados Unidos que provocou o boom dos últimos anos. O mercado imobiliário não só produzia mais emprego, mais nível de atividade, como aumentava a capacidade dos consumidores americanos de se endividar. Eles refinanciavam a casa pelo valor maior, e com isso tinham mais dólares para consumir. Queda de venda das casas, queda de preços dos imóveis significa perda da capacidade de consumo dos Estados Unidos e isso afeta o mundo inteiro.
Fonte: Míriam Leitão
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…