“Desgastado com o apagão aéreo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu acompanhar diretamente as ações do governo para evitar outra crise um novo racionamento de energia. Ele convocou os ministros do Conselho Nacional de Política Energética para reunião hoje, depois que a cúpula do setor elétrico considerou como fracassos os leilões de energia térmica da semana passada e o de fontes alternativas, realizado em junho.
O presidente Lula vai se deparar com novos elementos da difícil equação energética: a Petrobras descumpriu o termo de compromisso assinado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que fixava cronograma para aumento progressivo da disponibilidade de gás natural às termelétricas. Ela pode receber multa superior a R$ 80 milhões.
A estatal não forneceu gás suficiente para geração de energia por pelo menos três usinas – Fafen, Termobahia e Norte Fluminense – quando elas foram acionadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. O receio da falta de combustível afastou as usinas térmicas movidas a gás do último leilão de energia, realizado na semana passada”. (Agência Estado)
OPINIÃO: Acho que foi a música (ou a vaia) dos Jogos Pan-Americanos que inspirou Lula da Silva a correr saltando obstáculos atrás de energia… É bom registrar esse interesse súbito para solucionar um problema como tantos outros no Brasil, “anunciado”. Só temos que elogiar este interesse. MIRANDA SÁ
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…