Categorias: Artigo

Linguiça Calabresa

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Meu tio João – o mais velho dos irmãos de meu pai –, com sua costumeira irreverência –, dizia que quem gosta de linguiça não deve jamais vê-la sendo feita. É claro que ele não se referia à lingüiça caseira, artesanal, feita com os cuidados de uma avó e uma tia… A feitura da lingüiça comercial visando lucro é horrenda.

Uma mistureba de todo tipo de carne e o toucinho do couro do porco com restos de pelo. Mescla-se tudo numa grande bacia e usa-se tripas de porco ou de boi para involucrar manualmente esses retalhos por um funil. Condimenta-se com alho, canela, coentro, cominho, cravo, erva doce, sal e colorau.

No balcão de embutidos dos supermercados encontramos vários tipos de lingüiça, e uma é especial, a calabresa, pois além de todos os temperos citados, entra também a pimenta do reino preta. Há outra coisa: originou-se da Calábria, a mais antiga região da península que era chamada Itália, por causa de um rei mítico, Ítalo.

A Calábria fica ao sul de Nápoles e é separada geograficamente da Sicília pelo estreito de Messina e, rival da famosa ilha, por causa da sua irmandade ‘Ndrangheta, concorrente da máfia siciliana Cosa Nostra. Não vou me enredar sobre a máfia italiana: Assistam o “Poderoso Chefão” filme de Copolla extraído do romance de Mário Puzo.

A mistura emporcalhada e o tempero da criminalidade lembra-me o PT, saído da bacia das almas para o poder federal, adubando-se e engrossado após afinar-se com os 300 picaretas do Congresso Nacional.

Há um fato curioso na política brasileira: O PT de longe é uma coisa, e internamente outra… Os passantes distraídos não vêem os lulo-petistas enchendo as tripas com as propinas da Petrobras, Telebrás, Infraero e BNDES. Por dentro é uma máfia sem cumprir o código de honra, os “Direitos e Deveres” encontrados com Lo Piccolo…

Uma coisa a Camorra petista cumpre: A “Omertá” mafiosa, o silêncio imposto pelo medo de denunciar, porque arrisca a própria vida e a vida dos familiares. Lembre-se que o PT impôs o seu poder com as mortes de Celso Daniel e Toninho de Campinas, afora os cadáveres ocultos…

A disputa das facções pelo mando no partido é incrível. A História ainda contará como Lula estabeleceu sua liderança como agente duplo do PCB e de Golbery. Um dia ficará esclarecido como José Dirceu – a indiscutível liderança ideológica do partido – foi derrubado da Casa Civil pelo fogo amigo pelo grupo do marido de Dilma e dela própria…

Ainda está meio obscuro na formação do PT, o tratamento diferenciado de Lula isolando Aloísio Mercadante, e prestigiando Gilberto Carvalho. O conteúdo da lingüiça lulo-petista também não explica a ruína da secção pernambucana pelo personalismo do sanguessuga Humberto Costa.

Mais estarrecedor e nefasto é o empurra-empurra dos propineiros do Petrolão; por exemplo, a turma de Dilma dedurou José Sérgio Gabrielli, para afastar as câmeras voltadas para a amiga e parceira Graça Foster. Nenhum dos dois é flor que se cheire, mas a Presidente confiou que cumpririam a “lei do silêncio”…

A toucinhama da Justiça, com o langanho da Advocacia Geral da União e as pelancas viscozas da Procuradoria Geral da República, se mesclaram em conchavos com Dilma, Lula, Cardozão, ministros do STF e Janot, produzindo um lanho de linguiça calabresa que salvou os preferidos…

Salvou-se a própria  Dilma que, presidente do Conselho da Petrobras por ocasião da criminosa compra da Refinaria de Pasadena, ficou livre; e está flanando o bandidão Duque, que comprometeria Lula, mas foi solto por um subalterno do STF a pedido deste.

Restaram os “bois de piranha”: Uns em condições de defender-se, outros, nem tanto, mas têem à disposição a delação premiada… Nós, que não somos recheio de linguiça, nem da máfia petista, vamos às ruas no dia 15 de março, por um Brasil passado a limpo. Empunhemos o auriverde pendão da esperança, arrancando-o de quem o usa para cobrir tanta infâmia, covardia e roubos!

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03