Categorias: Notícias

Já temos um dólar

“No auge do prestígio, nos tempos do humor ingênuo, Grouxo Marx iniciava seus shows com a mesma piada, que por mais sobejamente conhecida despertava monumentais gargalhadas nas platéias. Ele entrava, apresentando-se como alguém que deixara a Europa para fazer fortuna nos Estados Unidos, dizendo que desembarcara em Nova York sem um mísero dólar no bolso. Fazia suspense e, em seguida, referindo-se ao fato de estar há trinta anos entre os americanos, tirava do bolso uma moeda, mostrando-a, feliz: “Pois agora eu tenho um dólar…” Pois é. Com todo o respeito, coisa parecida acontece com o governo Lula. Depois de quatro anos e meio no poder, o dólar da administração do PT resume-se ao Bolsa-Família. Perto de 20 milhões de brasileiros recebem R$ 80 por mês, quantia suficiente para não morrerem de fome. Estímulo, também, para não procurarem emprego, porque se trabalhassem perderiam direito ao benefício…”

Carlos Chagas, jornalista

OPINIÃO: Confesso que me desconjunta qualquer citação de Groucho Marx, aquele que disse “não entro em clube que me aceita como sócio”. A metáfora do arguto Carlos Chagas é perfeita. Os discursos demagógicos ocupam o lugar de realizações; e depois de 25 anos prometendo um Brasil justo, independente e feliz o PT, assumindo o governo, só tem um dólar no bolso ( ou melhor, na “bolsa”… família!)… MIRANDA SÁ

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00