Equilibrista com pássaro branco
O Pintor
Inos Corradin (Vogogna / Itália, 14 de novembro de 1929), pintor, cenógrafo, gravador e desenhista. Mudou, ainda pequeno, com a família para a cidade de Castelbaldo (Itália), onde aos 16 anos, estudou pintura sob a orientação do professor Tardivello; dois anos depois ajudou o pintor Pendin na execução de um mural em homenagem aos mártires da resistência italiana.
Em 1950 veio para São Paulo onde começou a ter contato direto com os movimentos artísticos e passou a fazer parte do núcleo artístico Cooperativa em São Paulo, que tinha a direção do pintor argentino Oswaldo Gil Navarro. Já com a carreira artística em plena atividade, Corradin produziu os cenários para o Balé do IV Centenário de São Paulo (1954).
Iniciou uma nova fase de sua vida quando mudou para Ibiúna; lá conheceu, por alguns anos, o estilo de vida do campo. Pintou e desenhou as paisagens e trabalhou com os madeireiros locais. Sempre contratado para a produção de cenários, foi para Rovigo (Itália) chamado para pintar um cenário de 8 x 11m para o Teatro da cidade.
Inos Corradin até hoje já participou de várias exposições coletivas, individuais, nacionais e estrangeiras. Diversos e exóticos são os lugares e em cada mostra que participou, seus trabalhos, assim como seu nome, se tornaram mais renomados.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…