Categorias: Notícias

Inflação

Chuva e educação nos índices de preços

A chuva é culpada quando é de menos e quando é demais. A economia e a chuva vivem às turras. A falta de chuva na área dos reservatórios fez subir a incerteza econômica. Agora, os economistas acham que a chuva forte e constante em várias áreas do país começam a atingir o preço dos hortifrutigranjeiros.

No IGPM divulgado hoje o tomate subiu 80% e isso em parte é pelas chuvas fortes – disse o economista Luiz Roberto Cunha. Choveu pouco na Argentina o que pressiona os preços de alguns alimentos, trigo por exemplo.

Enquanto economia e São Pedro tentam se entender, outras informações sobre a inflação.
O IGP-M ficou mais baixo do que o anterior, mas um pouco acima do esperado, todo mundo achava que ficaria abaixo de 1%, mas a expectativa continua sendo de queda da inflação nos próximos meses. O que também ajudou a pressionar o IPC seja na FGV seja na Fipe é educação que é captada em janeiro nestes dois índices – explicou o professor.

No dia 13, uma semana depois do carnaval, sairá o IPCA de janeiro, índice que mede a meta de inflação. Ele vai ficar em torno de 0,60%, também caindo em relação ao 0,74% do mês anterior. Mas a inflação em doze meses vai subir porque em janeiro do ano passado foi 0,44%.

O IPCA em 12 meses vai ficar durante todo o primeiro trimestre acima do centro da meta, em 0,46 e alguma coisa, porque no ano passado a inflação ficou baixa no primeiro trimestre – explica Luiz Roberto.

Fonte: Míriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03