IGP-M: produtos agrícolas finalmente vão dar trégua?
A FGV divulgou agora pela manhã um indicador importante de inflação, o IGP-M de julho. O índice veio dentro do esperado, 1,76%, e mostrou boa queda em relação ao IGP-10 de julho, que ficou em 2%. O número ainda é alto, mas significa uma redução de 0,26 pontos percentuais em dez dias (Essa é a diferença entre o período de coleta dos dois indicadores, que possuem a mesma metodologia).
Mais um vez, o que puxou o IGP-M foram os preços dos produtos agrícolas no atacado. Subiram 3,69%. Mas, também na comparação com o IGP-10, percebe-se uma redução de quase 1 ponto percentual, o que é um bom sinal. A dúvida que fica é exatamente essa, será que os produtos agrícolas finalmente vão dar trégua no atacado?
O economista Gian Barbosa, da Tendência Consultoria, está otimista. Ele aposta que os IGPs vão continuar desacelerando nas próximas divulgações, com o IGP-DI já vindo perto de 1,45% e o IGP-M de agosto ainda mais baixo.
– Essa redução do IPA agrícola vem de acordo com a desaceleração dos preços das commodities nos mercados internacionais. É um ótimo sinal porque diminui um pouco as incertezas para frente – disse Gian.
Olhando para a inflação corrente, o IGP-M acumula alta de 15,12% em doze meses. O IPA agrícola subiu 40,25% e o IPA industrial 12,66%. Para o Banco Cental, são motivos que justificam o aperto maior nos juros , lembrando que amanhã será divulgada a ata da reunião da última quarta-feira, quando serão conhecidas as explicações oficiais do Banco para a elevação dos juros em 0,75 pontos.
Fonte: Míriam Leitão
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…