Categorias: Artigo

IDEOLOGIA CAMALEÔNICA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol;com.br)

“Camaleão não muda, só troca de cor” (Os Vigaristas)

O que o lulopetismo está fazendo, não é apenas trocar as cores na propaganda eleitoral, ser furta-cor é próprio de politiqueiros eleitoralistas. Como se sabe – é da Ciência Política – os populistas só fazem política de olho na próxima eleição.

Na verdade, os ideólogos do PT repassam para os professores de filosofia seus simpatizantes, os intelectuais de botequim e os jornalistas engajados na sua campanha, uma nova ideologia: a estratégia camaleônica para vencer a eleição.

Camaleão é o nome dado aos répteis da família Chamaeleonidae, uma conhecida casta de lagartos; são distribuídos geograficamente no mundo inteiro; o seu nome é derivado das palavras gregas chamai (na terra, no chão) e leon (leão), seja, “leão da terra”.

Os camaleões distinguem-se dos outros lagartos por sua língua alongada, olhos que podem ser movidos independentemente um do outro e, principalmente pela facilidade de trocar de cor. Aparecem normalmente refletindo as cores laranja e vermelho, mas camuflando-se, espelham azul e verde.

Os lulopetistas bolivarianos que apareciam vermelhos na campanha eleitoral mudam de cor para se confundir com seu adversário verde amarelo Jair Bolsonaro, tentando enganar o eleitorado. Igualando-se aos camaleões; e numa coincidência coincidida, são como esses répteis, bastante agressivos.

Assim, a ideologia camaleônica tem resultados incríveis, sendo que alguns são hilários, como a comunista candidata a vice na chapa do PT, dizer que é cristã e se intoxicando com o ópio do povo, como Marx designava a religião.

Outra camaleonice é desdizer que, de agora em diante, Haddad não é mais Lula, e Lula não é mais Haddad. Este pisca-pisca da camuflagem levou um amigo meu, nordestino do Rio Grande do Norte, dizer que não votará mais no Poste nº 2, pois só o faria se ele representasse Lula…

Mais um exemplo encontrado neste fenômeno furta-cor do bando de Lula é cassar o título de herói de Zé Dirceu, porque ele teve o desplante de falar a verdade, uma coisa rara na sua trajetória revolucionária, dizendo que “pouco importa a eleição; o PT está preparado para tomar o poder”.

Impagável é o PT querer esconder sob a nova pele verde, o apoio que dá ao ditador Nicolás Maduro, amigo e parceiro de Lula da Silva, inúmeras vezes elogiado pelo Poste nº 2, que considera o regime venezuelano uma verdadeira democracia…

É também muito engraçado que adotando a nova ideologia, com a facilidade de quem troca uma camisa, os lulopetistas orientam seus agentes no estrangeiro, principalmente os que vivem no paraíso capitalista ianque a atacar Jair Bolsonaro como um perigo totalitário.

Felizmente o camaleonismo não engana os brasileiros por causa da burrice que a distorção ideológica proporciona aos seguidores de Lula. Agem como aquela história do “gato escondido com o rabo de fora” na sua tática de enganação; então vejamos: inventaram que as mulheres não aceitam Bolsonaro; ele está à frente com o voto delas nas pesquisas patrocinadas por seus apoiadores.

Lançaram uma campanha difamatória do “Ele Não” que foi respondida na primeira volta da eleição por 49.387.416 “Ele Sim! ” Ao custo (revoltem-se esbanjadores de propinas) de R$ 0,03 o voto…

Antes de concluir, tem mais: Soube, através de fontes do antigo partidão, que o PCdoB vai convocar um Congresso Extraordinário para mudar a cor da sua bandeira trocando o escarlate pelo verde musgo com o símbolo da foice-e-o-martelo dourado…

Millôr Fernandes explica melhor do que Freud: “O poder é o camaleão ao contrário: todos tomam a sua cor”. Podem rir!

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03