Categorias: Notícias

Idas e vindas para fazer Conselho de Ética funcionar

A saída de Sibá Machado da presidência do Conselho de Ética, que recebeu no plenário do Senado homenagens, lisonjas e adulações, umas sinceras, outras hipócritas, proporcionou nos porões da política a carnavalização da ética e do decoro parlamentares. Dei uma olhada na TV – Senado: tive arrepios ao ver na mesa diretora, cercando Renan Calheiros, os senadores Idely Salvati, Valdir Raupp, Romero Jucá e Wellington Salgado. Logo em seguida a secretária Serys Serissalenko leu a indicação de Almeida Lima para a presidência do Conselho! Esse atrevimento impudente só não nos chocou mais porque antes ouvimos a palavra segura e corajosa do senador pernambucano, Jarbas Vasconcelos.

Jarbas, uma hora antes, analisou a radiografia da farsa armada na tentativa de absolver Renan Calheiros, pelo PMDB dele, de Sarney, de Roriz e de Romero Jucá. Não precisou de firulas oratórias nem ourivesaria sofística. Apenas mostrou a falta de vergonha daqueles que controlam o PMDB isolando e afastando um dos ícones do partido, Pedro Simon. O Senador gaúcho é sempre uma garantia de seriedade à frente de qualquer instituto republicano; mas eles não querem seriedade no trato da coisa pública porque vivem de intrigas, tramóias e trapaças.

Não dá para saber se é para enfrentar ou coonestar a fraude, mas os tucanos resolveram disputar a direção do Conselho indicando seu líder, Arthur Virgílio para o cargo. E em nome de uma frente ampla, acenam com o nome de Aloizio Mercadante para a relatoria… Virgílio afirma que o propósito dos tucanos é resgatar o Conselho de Ética do golpe dado pelos renanzistas pressionando e obrigando Sibá Machado a renunciar. A bancada do PSDB diz contar com número suficiente de votos para eleger seu candidato, dispondo-se inclusive a pedir o apoio do PMDB. A Nação inteira torce para que o Senado não apodreça em vida; seria melhor que fosse sepultado na reforma política…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03