Categorias: Notícias

História – há 55 anos…

29/05/1953 – O homem chega ao topo do Everest

“A bandeira britânica está desfraldada na cumiada do mundo, a uma altura de 8.820 metros do Monte Everest, que jamais foi pisada por um pé humano”. Jornal do Brasil

Num feito inédito, Edmund Hillary, apicultor da Nova Zelândia e Tenzing Norgay, guia sherpa-nepalês, integrantes de uma expedição britânica, conquistaram uma das maiores ambições humanas: o topo do Monte Everest, o pico mais alto do mundo, situado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibet.

A prova de superação durou aproximados quinze minutos, tempo em que se cumprimentaram pela realização, desfraldaram as bandeiras das Nações Unidas, da Grã-Bretanha, do Nepal e da Índia, fizeram oferendas aos deuses da montanha e respiraram oxigênio de garrafões, antes de iniciar a descida. O triunfo da escalada aconteceu um século depois da montanha asiática ter sido identificada como teto do mundo pelo procurador-geral da Coroa Britânica na Índia, e após inúmeras expedições terem fracassado ao longo do caminho.

A missão coincidiu com os festejos ingleses em torno da coroação da Rainha Elizabeth II. Hillary e Norgay foram aclamados heróis, símbolos da persistência humana. Era a sétima tentativa do sherpa e a segunda do neozelandês.

A vez do triunfo brasileiro

No dia 14 de maio de 1995, o paranaense Waldemar Niclevicz e o fluminense Mozart Catão tornaram-se os primeiros brasileiros a conquistar o topo do Everest, escrevendo uma importante página na história do esporte nacional.

A façanha foi realizada pelo norte da montanha, no Tibet. Dez anos depois, Waldemar repetiu a aventura. Dessa vez sem a presença de Catão, morto em uma avalanche durante uma escalada no Aconcágua em 1998. Foi na companhia de Irivan Burda que Waldemar levou a bandeira brasileira a tremular pela segunda vez no topo do mundo.

Fonte: CPDOC/JB

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03