31/07/1964 – O primeiro “close-up” da Lua
A nave espacial Ranger 7 completou com sucesso sua missão exploratória da superfície lunar, e transmitiu à estação rastreadora de Goldstone, no deserto de Mojave, Califórnia, EUA, as primeiras fotografias detalhadas da superfície lunar. O momento mais emocionante do vôo de três dias foi quando o diretor do Projeto Ranger, Harris Schurmeier, disse que as primeiras cópias “parecem excepcionalmente boas”.
O êxito de precisão matemática foi louvado pelo Presidente Johnson e pelos cientistas soviéticos, enquanto o Vice-Presidente da Associação Interplanetária Britânica, Kenneth Gaitland, aplaudia o “passo decisivo” no projeto de levar um homem à Lua, e dizia que agora não poderia haver mais dúvida quanto a essa possibilidade por falta de conhecimento da superfície lunar.
As seis objetivas do Ranger 7 funcionaram perfeitamente bem durante cerca de 16 minutos, até um décimo de segundo antes do violento impacto do Ranger com a Lua, a nove mil quilômetros horários, aliviando assim o terrível suspense dos cientistas. As câmeras transmitiram 4320 fotografias através de uma distância perto de 400 mil quilômetros, sendo a última apenas dois décimos de segundo antes do impacto.
Focalizaram de um modo geral a mesma área, e ligeiras diferenças de ajustes fizeram com que as imagens se complementassem, sem duplicação. Os sinais recebidos em Goldstone foram registrados em filme de 35 milímetros e em fita magnética. Os Estados Unidos se adiantaram à União Soviética na exploração do espaço. Em 20 de julho de 1969 o astronauta americano Neil Armstrong entrava para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, a bordo da nave Apolo XI.
Fonte: CPDOC/JB
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…