Categorias: Notícias

História – há 31 anos…

23/06/1977 – É aprovada emenda que institui o divórcio

O Congresso aprovou a emenda constitucional de autoria do Senador Nélson Carneiro, que instituiu o divórcio no Brasil, por 226 votos a favor e 159 contra. A sessão de votação foi aberta pelo Senador José Lindoso, Vice-Presidente do Senado.

Na galeria, cerca de 1 mil e 800 pessoas, divorcistas, com uma faixa no braço, tentavam influenciar a votação. Deputados a favor do divórcio defendiam que a campanha divorcista não era contra a Igreja nem contra a família, e a que mudança pretendida na legislação era natural e de acordo com a evolução dos costumes.

A igreja deve conviver com a realidade

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, D. Ivo Lorscheiter, afirmou que a Igreja não iria se deixar abater com as coisas injustas que acontecem. No entanto registrou os parlamentares que votaram a favor do divórcio.

Sobre os divorciados declarou que não poderiam mais ser padrinhos de batismo ou casamento, e estariam impedidos de receber a comunhão, por estarem fora das condições de vida sacramental impostas pela Igreja. O filho de um divorciado poderia ser batizado porque a Igreja entende que ele não tem culpa alguma.

Fonte: CPDOC/JB

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03