A Aeronáutica não aceitará mexer no relatório técnico em que concluiu que o caça sueco Gripen, da Saab, é o melhor entre os concorrentes do programa FX-2. O ministro Nelson Jobim (Defesa) negocia com a FAB um texto que não seja tão conclusivo, para reduzir o desgaste político da escolha do Rafale francês.
O vazamento do relatório para a imprensa foi interpretado pelo Planalto como uma derradeira tentativa da Aeronáutica de constranger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já manifestou sua preferência pelo caça francês Rafale, da empresa Dassault
O chanceler brasileiro Celso Amorim, que participa hoje de seminário em Paris ao lado do presidente Nicolas Sarkozy, disse que a decisão sobre a compra de 36 caças para a FAB será política, não “puramente militar”.
O ministro da Defesa francês, Hervé Morion, disse que não dá para comparar o caça francês com o sueco, “que não existe”. “Sem querer ofender ninguém, podemos comparar uma Ferrari como o Rafale com o Gripen, que é um Volvo?”.
A reportagem do Valor Econômico apurou que o presidente Lula mantém sua intenção de escolher o projeto francês: “Ou tem acordo com a França ou não tem caça”, resumiu fonte ligada às negociações para a compra dos aviões.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…