Categorias: Notícias

Garibaldi aparece como provável substituto de Renan

Vivendo um clima de euforia pelo apoio recebido de Lula da Silva, o presidente do Senado continua apostando que manterá o cargo se conseguir limitar as investigações do Conselho de Ética à acusação de que o lobista da Mendes Júnior pagaria suas despesas pessoais; e transferir como processo criminal as irregularidades na documentação sobre venda de gado nas Alagoas para Supremo Tribunal Federal. Esta estratégia, porém, não é consistente, a maioria dos senadores já conchava abertamente procurando um nome para substituí-lo e um dos motivos é a posição assumida pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, que sobre a possibilidade de um recurso ao STF, disse que “A falta de decoro é questão interna e deve ser resolvida única e exclusivamente no Parlamento”.

Os ministros do STF dividem as opiniões. De um lado, sob influência de Zé Sarney, há os que defendem a invalidade da convocação da Polícia Federal para dar continuidade às investigações, porque só uma CPI poderia fazê-lo; de outro, os que acompanham a tese de que um processo por quebra de decoro é restrito ao Senado Federal. Acontece que em política (como na guerra) todas as alternativas devem ser estudadas e entre as probalidades há a exigência de uma nova eleição para presidência do Senado se Renan vier a deixar o cargo.

A votação deverá ocorrer 30 dias depois de confirmada a vacância. Em reuniões fechadas do governistas está decidido que que o eventual candidato deve sair do PMDB, porque tem a maior bancada na Casa. Fala-se em Garibaldi Alves (RN), Gerson Camata (ES) e José Sarney (AP). A preferência de Lula da Silva é por Sarney, que não aceita a indicação; a oposição – que desta vez vê condições de emplacar um candidato – tem dois nomes pernambucanos, Jarbas Vasconcelos, considerado um risco pela posições extremadas contra o PT-governo, e Marco Maciel uma água de flor de laranja que não ofende ninguém. É sempre bom lembrar que na última disputa José Agripino (RN) recebeu 28 votos contra 51 dados a Renan.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00