Abstrato, 1966
Fernando Pascual Odriozola (Oviedo / Espanha, 1921 – São Paulo, 9 de junho de 1986), pintor, desenhista e gravador. Começou a pintar aos 15 anos de idade. Na Espanha, participou da Guerra Civil e serviu como oficial no Norte da África.
Em 1953, mudou para São Paulo. Sua primeira exposição individual foi realizada na Galeria Portinari.
Na década de 60, foi professor no Instituto de Arte Contemporânea da Fundação Armando Álvares Penteado e trabalhou como ilustrador nos jornais O Estado de São Paulo, O Diário de São Paulo e na revista Habitat.
Em 1964, passou a fazer parte do Grupo Austral – movimento artístico internacional sediado em Paris com representantes no Brasil – , ligado ao Movimento Internacional Phases, formado por artistas de diversas nacionalidades como Wesley Duke Lee, Yo Yoshitome e Bin Kondo.
Participou da 8ª Bienal Internacional de São Paulo e recebeu o prêmio de Melhor Desenhista Nacional (o que lhe rendeu uma sala especial na 9ª Bienal).
Possui obras nos mais renomados acervos nacionais e internacionais (Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Museu de Arte Moderna de Washington (Estados Unidos), entre outros.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…