Em São PauloA Embaixada do Brasil em Lima, no Peru, confirmou na tarde desta quinta-feira (28) que cerca de 70 brasileiros já foram resgatados hoje pelos helicópteros do governo peruano na cidade de Aguas Calientes, aos pés do Machu Picchu, no Peru. Este número é uma estimativa do vice-cônsul do país, João Gilberto, que está na cidade atingida.
Enchentes em Machu Picchu e brasileiro esperando por socorro
Segundo informações da embaixada, nove helicópteros pousam por hora na cidade e o fluxo de saída dos turistas é alto. Na manhã desta quinta-feira, a embaixada confirmou a presença de 270 brasileiros em Aguas Calientes. Com a saída destas 70 pessoas, ficaram à espera de resgate os turistas que estão dentro da faixa etária de 18 a 30 anos.
Normalmente, para este tipo de situação, a prioridade é de idosos, crianças, gestantes e pessoas com algum tipo de doença. Depois segue-se a retirada em ordem etária decrescente.
O governo peruano estima retirar em torno de 1.000 estrangeiros ainda hoje da cidade. As aeronaves continuarão a fazer a viagem Aguas Calientes-Cusco até às 18h (21h no horário de Brasília), segundo informações do consulado.
O Brasil ofereceu helicópteros para auxiliar na retirada dos ilhados, mas o governo peruano rejeitou a proposta por acreditar que está trabalhando com um número de helicópteros suficientes. O governo local afirmou também que não há condições técnicas de tantas aeronaves voarem no local.
A embaixada realizou hoje um novo envio de mantimentos para os brasileiros ilhados e a expectativa é que as condições dos turistas que ficarem na cidade melhorem, já que muitas vagas em hotéis e albergues serão abertas com a retirada dos demais. O embaixador do Brasil no Peru, Jorge Taunay Filho, está na cidade de Cusco para acelerar a retirada dos brasileiros.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…