Com um discurso voltado à reconciliação nacional, o empresário Porfírio Lobo tomou posse nesta quarta-feira como presidente de Honduras, em cerimônia realizada no Estádio Nacional de Tegucigalpa, capital do país. O ato põe fim ao regime de fato que governou o país durante sete meses, depois do golpe que depôs o então presidente Manuel Zelaya.
Porfírio Lobo
“Prometo ser fiel à República e cumprir e fazer cumprir as leis”, disse Lobo, de 62 anos, em seu discurso de posse. “Acabamos de sair da pior crise política de nossa história democrática. Não foi um caminho fácil. Demonstramos ao mundo que somos um país amante da liberdade e da paz. Declaramos que estamos prontos e dispostos a enfrentar o futuro unidos”, concluiu.
Após discursar, Lobo assinou o decreto que concede anistia política a todos os envolvidos no golpe de junho do ano passado. Um dos beneficiados é Zelaya, que ainda se encontra na Embaixada do Brasil e deve deixar o país ainda nesta quarta-feira, com destino à República Dominicana.
Agradecimentos
Lobo também agradeceu à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e à Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo acompanhamento da crise. “Ratificamos nosso desejo de manter as melhores relações com todos dentro das normas de respeito mútuo”, afirmou.
A missão, porém, não será fácil. Lobo ainda terá de enfrentar muita resistência por parte da comunidade internacional. A cerimônia de posse contou com a presença de apenas três chefes de Estado: os presidentes de Taiwan, Ma Ying-jeou; do Panamá, Ricardo Martinelli; e da República Dominicana, Leonel Fernández. Também compareceu o vice-presidente colombiano, Francisco Santos Calderón.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…