Categorias: Notícias

Diretor teatral Zé Celso recebe alta e deixa hospital

O diretor de teatro José Celso Martinez Correa, recebeu alta no último sábado (23) após passar por uma cirurgia para o implante de um marca-passo.

O artista estava internado desde 10 de janeiro, após se sentir mal durante uma viagem. De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Zé Celso havia sido transferido da Unidade Crítica Cardiológica para um apartamento comum na tarde de sexta-feira, quatro dias após passar pela cirurgia.

Zé Celso Martinez

Carreira

Nascido em Araraquara em 1937, o diretor, ator e autor José Celso Martinez Corrêa é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP). É líder do Teatro Oficina, uma das mais respeitadas companhias de teatro brasileiras.

Em sua trajetória artística, constam montagens marcantes como “Pequenos Burgueses” (1963) e “O Rei da Vela” (1967), de Oswald de Andrade, marco histórico que definiria o teatro antropofágico. Zé Celso foi perseguido e torturado pela ditadura militar e, em 1974, exilou-se em Portugal. Em 1978, voltou a São Paulo e passou a implementar projetos na tentativa de reacender o grupo sob o nome “Uzyna Uzona”.

Entre 2002 e 2006, Zé Celso realizou montagem da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, dividida em cinco espetáculos – “A Terra”, “O Homem 1”, “O Homem 2”, “A Luta 1” e “A Luta 2”, que foi gravada em vídeo e dará origem a um filme.

A história da companhia também é marcada pela manutenção do prédio do Teatro Oficina e pela revitalização do Bexiga, bairro da região central de São Paulo, em meio a discussões com propostas de empreendimentos imobiliários que pretendem ocupar o local.

O diretor mantém, há cerca de 30 anos, uma disputa com o apresentador Silvio Santos sobre a ocupação do terreno anexo ao Teatro Oficina, na rua Jaceguai. A companhia teatral defende que se erga ali um teatro de estádio (ao ar livre) para 5.000 pessoas; mas o grupo que leva o nome do empresário propõe a construção de um conjunto residencial ou um shopping.

Em 12 de dezembro último, José Celso Martinez Corrêa encerrou temporada no Teatro Oficina à frente do espetáculo “O Banquete”, baseado no diálogo escrito por Platão e que constitui homenagem ao deus Eros e ao amor.

Fonte: Uol Notícias
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00