Categorias: Notícias

“Dando a mão à palmatória” Artigo de Carlos Chagas

Trazemos à amigas e amigos, que para minha alegria acessam este Blog, a presença do excelente profissional e meu amigo Carlos Chagas, como o articulista do dia com texto publicado na Tribuna de Imprensa de hoje:

“Durante os últimos trinta anos, período em que nos mudamos para o Planalto Central, temos protestado diante da má vontade para com Brasília por parte de paulistas, cariocas, mineiros e cidadãos originários dos demais estados. Uns por ingenuidade, outros por maldade, jornalistas, empresários e gente das mais diversas categorias vem acusando Brasília como foco permanente da corrupção, da roubalheira, das lambanças, dos mensalões, sanguessugas e outros horrores praticados contra os cofres públicos.
Chegou-se a falar nos “ratos de Brasília”, como se esses roedores fossem daqui, tivessem nascido aqui, como se aqui fosse o antro maior da bandidagem, apesar de os parlamentares eleitos por Brasília, poucos, aliás, não se encontrassem ligados às bandalheiras organizadas.
Protestamos, reagimos e não nos arrependemos, porque os ratos vinham de fora. Dormiam aqui de terça a quinta-feira, mas praticavam seus crimes baseados em situações criadas nos seus estados.
Hoje, se não dar mão à palmatória, vamos reconhecer que o quadro mudou. Brasília acabou contaminada. Já há ladrões sediados aqui. Primeiro foi o senador Luis Estevão, que acabou cassado por ser sócio do Nicolau Lalau, aquele da construção fajuta da sede do Tribunal Superior do Trabalho de São Paulo. A cortina continuou sendo aberta por deputados federais, distritais, etc.
Agora, por Joaquim Roriz, senador e quatro vezes governador de Brasília, flagrado na divisão pouco clara de R$ 2 milhões. Está sendo acusado de meter a mão em dinheiro que não explica, gerado por empresários por ele favorecidos e por técnicos que nomeou, até para a presidência do Banco Regional de Brasília. É uma pena, mas os fatos comprovam que a corrupção também atingiu Brasília. Existem ratos brasilienses”.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21